a corporate image schizophrenia
·
navegando pelas caixas do SPN/SNI referentes à exposição universal de paris de 37, guardadas no arquivo nacional torre do tombo, deparei-me a certa altura com um constante fluxo de correspondência entre a organização do pavilhão português e a "litografia nacional", a empresa do porto que imprimiu grande parte das publicações editadas para esse evento
o interessante para mim foi o reparar quanto de carta para carta a imagem gráfica da empresa saltava do mais contemporâneo (à época) ao mais "empresa-perdida-nos-confins-do-séc.-xix"
seria um erro da tonta da dactilógrafa? seria uma estratégia de marketing apresentando a versatilidade da empresa? ou seria apenas a esquizofrenia da gerência a vir ao de cima?
sailing through the SPN/SNI boxes of the 1937 paris international exhibition, guarded in torre do tombo national archive, i discovered a constant flux of mail between the direction of the portuguese pavillion and "litografia nacional", the oporto printing press that produced almost all publications for that event
interesting for me was to notice that from letter to letter the letterhead of the company jumped from the most contemporary (of the period) to the "faraway-19.C-lost-company" look
was it an error of the dumb secretary? a marketing strategy presenting the versatility of the enterprise? or the managers schizophrenia coming up?
Sem comentários:
Enviar um comentário